A vila de Odeceixe localiza-se junto à fronteira com o concelho de Odemira (Baixo Alentejo) e situa-se ao longo de uma colina, junto à Ribeira de Seixe.
As ruas apresentam, na sua maioria, uma reduzida largura, sendo ladeadas por edifícios normalmente caiados de branco.
A principal actividade económica é a agricultura, praticada especialmente nas várzeas da Ribeira de Seixe, sendo as principais culturas a batata-doce, o milho e o amendoim. Outra actividade de monte é a pesca costeira, cujas capturas incluem os sargos, douradas, robalos, e diversas espécies de marisco. A pesca desportiva, junto com as actividades balneares e de natureza, constituem as principais modalidades turísticas nesta freguesia. O artesanato baseia-se, principalmente, nos trabalhos de cabedal e nas rendas.
Em termos de gastronomia, esta região apresenta vários pratos típicos, como a Feijoada à minha maneira, que utilizam produtos agrícolas e piscícolas, reflectindo a forte relação existente estas duas actividades.
Entre os elementos patrimoniais e culturais presentes, contam-se os vários vestígios arqueológicos da Cultura Mirense (um povo de natureza nómada, cujos vestígios datam de 8 a 5 mil anos antes do Nascimento de Cristo), a Igreja Matriz, o Pólo Museológico do Moinho, e o Museu Adega de Odeceixe.
Em termos de património natural, encontra-se no interior do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que encerra uma riqueza em termos de paisagem, fauna e flora, no interior e na costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário