domingo, 13 de julho de 2014

A Catedral de São Basílio - Rússia

Catedral de São Basílio é tão colorida que dá a impressão de ser de brinquedo. Um dos grandes símbolos arquitetônicos da Rússia, a Catedral de São Basílio foi erguida entre 15555 e 1561 em comemoração a vitória dos russos sobre os mongóis com a conquista da cidade de Kazan. O país era comandado pelo rei Ivan, o Terrível, apelido dado devido ao prazer do mandatário em realizar torturas e condenações. O arquiteto responsável pelo projeto, Postnik Yakovlev, foi cego pelo rei para que não reproduzisse obras semelhantes.


O nome da catedral foi escolhido em homenagem ao santo ortodoxo Basílio, um homem excêntrico que marcou a rússia por sua conduta honesta e justa, o que causou comoção no rei temido pelo povo.  Morto em 1552, o santo foi enterrado no local que abriga a catedral, que hoje funciona como Museu Histórico do Estado. Desde 1990, é patrimônio mundial da Unesco.

O estilo arquitetônico único é formado por nove igrejas construídas em uma única base. Elas são unidas por duas galerias, uma exterior e outra interior, que permite acesso a todos os espaços. Na região sudoeste do terreno é possível observar uma torre de sinos construída no século 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário