quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Casa do Professor - Oliveira de Azeméis - Portugal

A Casa do Professor, ou Quinta do Parreira, foi buscar os seus nomes aos antigos proprietários, além de supostamente ter aqui vivido um outro professor.  


O seu primeiro proprietário, terá sido um tal Doutor Aguiar, foi um bem conhecido médico da região e rico proprietário, que entrou para a posteridade por prestar ajuda aos mais carenciados conterrâneos, proporcionando-lhes emprego nas  propriedades que detinha na região do Porto e na quinta de Riba Ul.

Conforme algumas referências, esta propriedade terá sido vendida no primeiro  quartel do Séc. XX, a Domingos Parreira, um ilustre cidadão com origens em Cabreiros, no concelho de Arouca, que terá conquistado simpatias nesta terra (Riba-Ul), por ter arranjado trabalho aos locais, na extracção de volfrâmio, na sua terra natal.

Por morte deste último proprietário, a quinta passou depois de uma conturbada herança para a posse de um sobrinho, que entretanto e seguindo os passos do tio, também faleceu, deixando-a aos seus descendentes emigrantes na Terra Nova, e consequentemente, votada ao abandono.

Foi também nesta casa que segundo se conta, viveu durante a sua infância o insigne Doutor António de Castro Alves Ferreira, de quem transcrevo uma breve biografia:

Breves dados biográficos do Prof. Doutor António de Castro Alves Ferreira da Silva
“Parte superior do formulário

Nasceu em Figueiredo, Santiago de Riba-Ul, concelho de Oliveira de Azeméis no dia 30 de Abril de 1926. Foram seus pais o tenente-coronel António Joaquim Ferreira da Silva Júnior (1887-1947), militar de carreira e engenheiro de minas que foi diretor das minas de Tete, em Moçambique, e Director das Obras Públicas da colónia de Macau, e D. Maria Luísa de Castro Ferreira Alves (1902-1928) que faleceu jovem e vítima da tuberculose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário